Avenida Salvador, 1900 Tupandi, RS - 95775-000

camara@tupandi.rs.gov.br

Seg, Ter, Qua, Sex
08:00h ás 11:30h

Vereadores apresentam pedido de informações devido ao fechamento do Posto de Saúde do Morro da Manteiga

Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 6, os vereadores Alceu Schneider (PP), Bruna Schuh Junges (PP), Claudia Kuhn Franzen (MDB), Jairo Henrique Kunzler (MDB), Lucas Rambo (PTB) e Matheus Klassmann (MDB) apresentaram o pedido de informações nº 021/2023, solicitando que sejam apresentados documentos relacionados ao Posto de Saúde do Morro da Manteiga, fechado temporariamente a partir deste mês de novembro.
Entre os documentos solicitados, está a relação que contenha a quantidade e o tipo de atendimentos em cada mês no período entre a data de abertura, em fevereiro de 2022, até o fechamento do Posto de Saúde do Morro da Manteiga, em outubro de 2023; a relação com a quantidade, função, nome e remuneração dos profissionais que atuavam no Posto de Saúde do Morro da Manteiga até a data do seu fechamento temporária; os investimentos realizados pelo Município para a abertura do Posto de Saúde na época de sua reinauguração; e a exposição do motivo pelo qual a Administração Municipal optou por fechar temporariamente o Posto de Saúde desta localidade.
Na justificativa, os vereadores destacaram que a medida impacta na vida de centenas de pessoas residentes nesta localidade. Além disso, os vereadores alegaram que causa estranheza o fato de o fechamento temporário ocorrer após pouco mais de 1 ano e meio de sua reabertura, sendo que em fevereiro, ao completar 1 ano de atividades, foi anunciado nas mídias sociais e site do Município que 3.907 atendimentos foram realizados até então.
Após uma ampla discussão, o pedido de informações foi aprovado por unanimidade e segue ao Executivo, que tem até 30 dias para encaminhar as informações solicitadas.