Moções de Apoio ao projeto de desassoreamento de corpos hídricos no Estado

Em sessão realizada ontem, dia 1º de julho, a vereadora Bruna Schuh Junges (PP), apresentou a Moção De Apoio à aprovação do Projeto de Lei nº 145/2024 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que propõe a criação da Política Estadual de Apoio e Fomento ao Desassoreamento de corpos hídricos no Estado do Rio Grande do Sul.

A vereadora destacou que diante do cenário atual, em que nosso Estado sofre com frequentes eventos climáticos extremos, torna-se evidente a necessidade urgente de medidas eficazes e integradas para a prevenção desses desastres naturais e a proteção dos nossos recursos hídricos.

O objetivo é prevenir e minimizar os danos causados por essas catástrofes naturais, promovendo o desassoreamento de rios, arroios, açudes, lagos, lagoas, lagunas e canais, bem como a recomposição da mata ciliar, garantindo assim a segurança e a qualidade de vida de nossa população. “A iniciativa visa não apenas a mitigação dos impactos imediatos das enchentes e inundações, mas também a promoção de um manejo sustentável e a recuperação ambiental a longo prazo”, justificou Bruna.
Na presença do assessor do deputado Guilherme Pasin, Flechinha, a proposta foi aprovada por unanimidade.