Na sessão realizada nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 042/2024, que institui o Plano Municipal de Turismo para o período de 2024 a 2034. Encaminhado pelo Poder Executivo, o projeto tem como objetivo principal organizar, planejar e promover o desenvolvimento do turismo na cidade, valorizando o potencial local e impulsionando a economia de forma sustentável.
Localizado no coração do “Vale da Felicidade”, Tupandi é reconhecido por sua hospitalidade, preservação da cultura e riquezas naturais. Esses atributos, aliados ao crescimento constante do setor turístico na região, colocam a cidade em posição estratégica para o desenvolvimento dessa atividade, considerada uma das mais promissoras para geração de empregos e qualidade de vida.
De acordo com a justificativa do projeto, o turismo é um dos setores que mais crescem na região e no país, sendo uma ferramenta eficaz para atrair divisas, ampliar a demanda por mão de obra e estimular o crescimento sustentável. Contudo, para que esses benefícios sejam plenamente alcançados, é essencial que o município tenha um planejamento detalhado e estratégias bem definidas para o setor.
O Plano Municipal de Turismo irá estabelecer diretrizes, objetivos e estratégias voltadas para a criação e execução de projetos estratégicos. Esses projetos serão desenvolvidos em parceria com empreendedores e investidores locais, buscando fortalecer os produtos turísticos existentes, agregar valor às atividades e fomentar a economia local.
Durante a sessão, os vereadores parabenizaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto e mencionaram que este é o pontapé inicial para inserir o município no setor. “A partir dessa aprovação será necessário montar uma equipe preparada para colocar o plano em ação, com empenho, tempo e planejamento”, disseram. Além disso, os vereadores sugeriram que será necessário trabalhar em parceria com a iniciativa privada para fomentar o turismo no município.
A presidente da Câmara, Bruna Schuh Junges, destacou a importância da aprovação do projeto. “É um bom incentivo ao município, temos vários locais que podem ser desenvolvidos e alavancados através do turismo aqui em Tupandi, trazendo mais visitantes, assim como outros municípios da região também estão se tornando referência no setor”, reforçou.